He Ain't Heavy, He's My Brother - "Ele não é pesado, ele é meu irmão"



A canção He Ain't Heavy, He's My Brother, sob autoria dos The Hollies, na década de 60, foi hoje destacada pela autora Ana Isabel Damiani, em sua mensagem disponível na PEAPAZ a partir do link: http://silviamota.ning.com/profiles/blogs/ele-nao-pesa-ele-e-meu-irmao

Tão bela quanto a canção é o fato que inspirou seu nascimento e que sempre me comoveu. Segundo ouvi contar na minha juventude, tudo começou na Missão dos Orfãos, em Washington, DC.

Conta-se que certa noite de violenta nevasca, o padre designado para aquele plantão ouviu alguém bater à porta. Correu a abri-la, deparando-se com um menino franzino coberto de neve, vestido com roupas por demais insuficientes para protegê-lo do frio intenso e que trazia às costas um outro menino mais jovem.

A fome ingrata estampada naqueles rostos infantis, o frio cruel e a miséria que abrolhava dos seus corpos causaram imediata comoção ao padre, que os acolheu. Assim que os dois meninos adentraram a entidade, o sacerdote exclamou: "Ele deve ser muito pesado." Ao que o garoto que carregava respondeu: "Ele não é pesado, ele é meu irmão." Em realidade, os meninos não eram irmãos de sangue, mas a convivência na rua e o sentimento de solidariedade neles implícito, os transformara em irmãos.

Ao saber da comovente história, o autor da música inspirou-se, compondo-a. Em refrão, imortalizou a frase de caráter humanístico: He Ain't Heavy, He's My Brother.

Os meninos foram adotados pela instituição.

Fica-nos um exemplo de humanidade solidária, numa época tão carente de nobres valores.


Crônica de autoria de:
Sílvia Mota a Poeta e Escritora do Amor e da Paz. He Ain't Heavy, He's My Brother - "Ele não é pesado, ele é meu irmão". Disponível em: http://silviamota.ning.com/profiles/blogs/he-aint-heavy-hes-my-brother

The Hollies - He is my brother Legendado portugues

Exibições: 156

Tags: He Ain't Heavy, He's My Brother - Ele não é pesado, ele é meu ir, PEAPAZ, Sílvia Mota

Comentar

Você precisa ser um membro de Poetas e Escritores do Amor e da Paz para adicionar comentários!

Entrar em Poetas e Escritores do Amor e da Paz

Comentário de Jaime da Silva Valente em 8 novembro 2010 às 22:44
Comovente história...
Obrigado, Sílvia, por divulgá-la!
Bjss.

Badge

Carregando...
*****************************